
Sobre Nós


Siga-nos no Facebook: Girofle
As Universidades Seniores vieram complementar o trabalho que, desde há muitos anos, era desenvolvido pelos Clubes e Grupos Recreativos.
Os seus principais objetivos são promover o envelhecimento ativo através do estímulo da atividade intelectual e cognitiva, e, simultaneamente, criar situações de convívio e partilha de experiências, combatendo a solidão e a ausência de projetos pós vida ativa. A aquisição de conhecimentos nas mais diversas áreas de aprendizagem como Informática, Línguas, História, Pintura, Artes Decorativas, etc, é complementada com a oportunidade de participação em atividades como Dança, Cantares ou Cavaquinho, entre outras.
O Grupo de Cavaquinhos de Coimbra - Giroflé, nasceu, com naturalidade, a partir das aulas de cavaquinho ministradas no âmbito do ensino em Universidades Seniores, dando corpo aos anseios dos alunos que gostariam de converter a sua aprendizagem em algo de prático.
A sua primeira atuação pública, teve lugar na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, em Outubro de 2016. O Grupo de Cavaquinhos de Coimbra – Giroflé atua, preferencialmente, em Lares de Terceira Idade, Centros de Dia, Casas de Repouso assim como festas e romarias de cariz popular.
O seu reportório assenta integralmente na música popular e tradicional Portuguesa. Procuramos, dentro do possível, valorizar a Região de Coimbra e, para isso, temos tentado integrar música da nossa Região, quer a música de cariz estudantil, as chamadas Baladas, cantada inicialmente apenas pelos estudantes da Universidade, quer a chamada música Futrica, cantada pelas Tricanas e pelos trabalhadores da cidade de Coimbra.
Com o tempo, vamos-nos aperfeiçoando e modernizando.
O nosso projecto "Back Tracking Musical" já é uma realidade e, sem dúvida, tem sido uma mais valia.
A sua identidade permanecerá. Contudo, teremos o auxilio de música, como fundo, que nos permitirá obter uma sonoridade que, até agora, nunca haviamos conseguido.
Todos sairão a ganhar. O grupo, pelo apoio que a música de fundo lhe traz, e os que nos ouvem pelo aumento de qualidade do que ouvem.
Continuaremos a cantar e a encantar, ainda mais.
Nao podemos deixar de referir o apoio, inestimável, que temos tido por parte da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, a quem agradecemos.
